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Resumo do Artigo: Meninas Superdotadas com Transtornos do Espectro Autista: Provisões e Prioridades em Ambientes Escolares Australianos

O artigo "Gifted Girls with Autism Spectrum Disorders: Provisions and Priorities in Australian School Settings"de Aranzazu M. Blackburn e Geraldine Townend explora as necessidades únicas e as intervenções educacionais para meninas superdotadas com transtorno do espectro autista (TEA)

na Austrália. Meninas com TEA frequentemente não são reconhecidas nem recebem suporte adequado, principalmente devido às diferenças na manifestação de TEA entre gêneros e a falta de pesquisa focada em meninas. O artigo sugere que essas meninas são duplamente excepcionais (2e), possuindo altas capacidades intelectuais junto com desafios relacionados ao TEA, o que requer uma abordagem educacional personalizada e focada nas suas forças e desafios específicos.

O documento destaca a falta de literatura específica sobre as metas educacionais para meninas superdotadas com TEA, o que leva educadores e pesquisadores a adaptar estratégias gerais para atender a essa população. No entanto, enfatiza a necessidade de estratégias e práticas baseadas em evidências que considerem tanto as habilidades quanto os desafios dessas estudantes. A colaboração entre professores, pais e profissionais é crucial para criar um ambiente de aprendizagem adaptativo que promova tanto o desenvolvimento acadêmico quanto socioemocional.

Além disso, o artigo aborda as intervenções recomendadas em vários domínios de desenvolvimento, como comunicação, social, emocional, acadêmico e físico, proporcionando um quadro abrangente das necessidades de meninas com TEA. Essas intervenções são projetadas para ajudar a aliviar os desafios enfrentados e aprimorar a integração e o sucesso dessas meninas em ambientes escolares.

Os autores também discutem as implicações para pesquisas futuras, destacando a necessidade urgente de mais estudos focados nas experiências e necessidades de meninas com TEA para informar melhor as práticas educacionais e interventivas. A pesquisa sobre a dupla excepcionalidade e a inclusão de perspectivas de gênero na pesquisa de TEA são vistas como essenciais para avançar na compreensão e no suporte adequado para meninas superdotadas com TEA.

Concluindo, Blackburn e Townend chamam atenção para a necessidade de um entendimento mais profundo e intervenções especificamente moldadas para meninas com TEA, ressaltando que as diferenças de gênero no TEA são significativas e impactam diretamente as estratégias de ensino e suporte. A personalização do ensino e o reconhecimento das capacidades únicas dessas meninas são fundamentais para seu sucesso educacional e bem-estar a longo prazo.

Aqui estão dez características destacadas:

1. Dupla Excepcionalidade: Meninas com TEA e superdotadas frequentemente apresentam alta capacidade intelectual juntamente com desafios específicos de aprendizagem ou desenvolvimento devido ao TEA.

2. Mascarar Sintomas: Essas meninas muitas vezes aprendem a mascarar ou esconder suas dificuldades em situações sociais para se encaixar, o que pode atrasar o diagnóstico e o recebimento de apoio adequado.

3. Habilidades Sociais e Comunicativas: Podem ter dificuldades significativas em habilidades sociais e de comunicação, apesar de possuírem vocabulário e gramática avançados para sua idade.

4. Interesses Restritos: Tendem a ter interesses intensos e focados, muitas vezes mais restritos e intensos do que seus pares, o que pode ser tanto uma força quanto um desafio.

5. Sensibilidade Sensorial: Podem experienciar sensibilidades sensoriais que afetam sua capacidade de participar de atividades em ambientes típicos de aprendizagem.

6. Desafios Emocionais: Frequentemente enfrentam desafios emocionais, incluindo ansiedade e depressão, que podem ser exacerbados por pressões sociais e acadêmicas.

7. Fortes Capacidades de Memória e Aprendizado: Possuem frequentemente habilidades de memória excepcionais e capacidade de aprender rapidamente em áreas de interesse.

8. Desafios de Adaptação Social: Podem lutar com a adaptação às normas sociais e mudanças no ambiente, o que pode levar a dificuldades na interação com colegas.

9. Necessidades de Suporte Personalizadas: Requerem abordagens educacionais personalizadas que considerem tanto suas habilidades superiores quanto suas necessidades relacionadas ao TEA.

10. Performance Acadêmica Inconsistente: Apesar de suas habilidades, podem apresentar desempenho acadêmico inconsistente devido a desafios na organização, atenção ou motivação.

Estas características destacam a complexidade e a necessidade de estratégias educacionais especializadas para apoiar meninas superdotadas com TEA em ambientes escolares.

Referência Bibliográfica

Blackburn, A. M., & Townend, G. (2019). Gifted Girls with Autism Spectrum Disorders: Provisions and Priorities in Australian School Settings. In S. R. Smith (Ed.), Handbook of Giftedness and Talent Development in the Asia-Pacific, Springer International Handbooks of Education. https://doi.org/10.1007/978-981-13-3021-6_26-1 

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