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Autismo, Altas Habilidades e Dupla Excepcionalidade: a importância da avaliação neuropsicológica infantil

Muitas crianças com altas habilidades ou superdotação continuam invisíveis dentro das escolas, especialmente quando apresentam também características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outras condições do neurodesenvolvimento. Quando as dificuldades sociais, comportamentais ou de comunicação se sobrepõem ao desempenho acadêmico, esses estudantes frequentemente são subestimados, mal diagnosticados ou recebem apenas suporte para as dificuldades, sem que seus talentos sejam reconhecidos (Assouline et al., 2008; Merrotsy, 2). Essa invisibilidade pode gerar baixa motivação, dificuldades de adaptação escolar e sofrimento emocional, impedindo que desenvolvam seu potencial de maneira plena.

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Avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes com realidade virtual em Florianópolis

A avaliação neuropsicológica vem passando por grandes avanços nas últimas décadas. Um dos mais importantes é o uso da realidade virtual, que permite avaliar atenção, impulsividade e desempenho cognitivo em situações muito próximas da rotina real da criança ou adolescente – como uma sala de aula, com colegas, barulhos e estímulos que realmente competem pela atenção.

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O Uso da Realidade Virtual na Avaliação Neuropsicológica Infantil

O Nesplora Aula é uma ferramenta de avaliação neuropsicológica que utiliza realidade virtual para investigar os processos atencionais de crianças entre 6 e 16 anos. Por meio de um ambiente simulado de sala de aula, o teste permite mensurar de forma precisa e objetiva aspectos como atenção sustentada, impulsividade, atividade motora e capacidade de inibição. A imersão em um cenário ecologicamente válido garante maior motivação da criança e aumenta a precisão dos dados coletados, permitindo uma análise mais próxima da realidade escolar.

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Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos de Aprendizagem

A literatura científica há muito tempo reconhece que transtornos de aprendizagem podem afetar diversas áreas do funcionamento cerebral, abrangendo habilidades verbais, matemáticas e motoras. Contudo, apesar do conhecimento acumulado, práticas educacionais e regulamentações frequentemente priorizam exclusivamente as deficiências nas áreas acadêmicas tradicionais.

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Avaliação Neuropsicológica de TDAH em Crianças

A avaliação neuropsicológica do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes é um processo detalhado e crucial para um diagnóstico preciso e para a compreensão das dificuldades cognitivas e comportamentais que afetam o desempenho acadêmico e social desses jovens. O TDAH é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade,

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Avaliação Neuropsicológica com o teste WISC-IV

O WISC-IV (Escala Wechsler de Inteligência para Crianças - 4ª edição) é um dos instrumentos mais amplamente utilizados na avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes, sendo considerado um dos testes de inteligência mais robustos e precisos disponíveis atualmente. Sua aplicação é essencial para identificar o perfil cognitivo e intelectual do indivíduo, permitindo uma compreensão detalhada das habilidades cognitivas e possíveis dificuldades ou