Autismo - TEA

tea_adultos
imagem adulto

Avaliação Neuropsicológica de Autismo (TEA)

 

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um transtorno do Neurodesenvolvimento, ou seja, que inicia na infância. Neste sentido, a avaliação neuropsicológica tem uma função de investigação da primeira e segunda infância, ou seja, antes dos 12 anos, visando entender possíveis sintomas, dificuldades e sofrimentos existentes neste período.

A entrevista com familiares, como pai, mãe e irmãos são essenciais para se obter dados complementares. A camuflagem na vida adulto é um reflexo de estratégias que a pessoa foi criando ao longo da vida, para lidar com tais dificuldades, tornando muitos dos sintomas camuflados.

A Avaliação Neuropsicológica atuará na aplicação de testes neuropsicológicos, psicológicos, escalas, anamneses, entrevistas investigando processos cognitivos muitas vezes citados em artigos como deficitários em pessoas adultas com TEA, além de uma avaliação clínica minuciosa. Os processos cognitivos investigados, envolvem Cognição e Percepção Social, Habilidades Sociais, funções executivas (controle inibitório, flexibilidade cognitiva, memória operacional), velocidade de processamento. QI Total, QI Verbal, QI de Execução, Aprendizagem, Memória de Curto Prazo, Visuoconstrução e outros.


Você tem passado por situações ou sentimentos semelhantes ?

Agende uma consulta com um dos psicólogos da nossa Clínica de Psicologia para mais informações.

Nossa Clínica de Psicologia está convenientemente localizada no Centro de Joinville e Florianópolis, com horários de atendimento das 08h às 22h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 08h às 12h. Para agendar sua consulta com um psicólogo ou psicóloga, você pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp no número 47 98469-9600 ou ligar para o nosso telefone comercial 0800 8782 219. Oferecemos psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Estamos à disposição para auxiliar no seu bem-estar psicológico.

Veja também

Relacionados