altas habilidades

É TDAH, TEA ou Altas Habilidades/Superdotação?

Constamente tenho recebido pedidos de avaliação neuropsicológica visando avaliar a hipótese de TEA, TDAH ou se as queixas relatadas, podem ser respondidas pelas altas/habilidades/superdotação

Recentemente terminei a leitura de um dos livros mais vendidos nos Estados Unidos, em versão apenas em inglês, que aborda sobre este ponto, trazendo a crítica de diagnósticos erroôneos de quando a pessoa é diagnósticada com TEA e na verdade tem Superdotação, ou então, tem a Superdotação e o TEA, que camuflado pelas habilidades cognitivas, acaba não sendo diagnosticado. Neste sentido, apresento uma série de resumos de cada capítulo deste livro, visando compartilhar um pouco mais deste conhecimento em português.  

Em seu primeiro capítulo, o livro aborda caracteristicas de crianças e adultos superdotados. Conforme James (2015), é crucial considerar se os padrões de comportamento apresentados são típicos de pessoas superdotadas. Esses padrões podem ser variados devido à diversidade de características demonstradas por essas pessoas. No entanto, existem algumas características comuns que ocorrem com frequência. Quando esses padrões estão presentes, é importante avaliar se o comportamento resulta da superdotação, em vez de um diagnóstico clínico mais grave. Isso não significa que esses comportamentos não sejam problemáticos, mas o tratamento pode precisar ser ajustado para refletir essa realidade.

Histórico de Desenvolvimento

Muitas pessoas não se identificam como superdotadas e, em muitos casos, elas nem mesmo têm consciência de que poderiam ser consideradas como tal. Como elas crescem vendo o mundo sob sua própria perspectiva, é difícil para elas imaginarem que outras pessoas poderiam vivenciar as coisas de maneira diferente. Profissionais de saúde podem precisar fazer uma análise detalhada do histórico de desenvolvimento para ajudar a identificar sinais que indiquem superdotação.

Perguntas Contextuais

É importante observar se os comportamentos problemáticos ocorrem em determinadas situações e desaparecem em outras. Transtornos comportamentais geralmente se manifestam independentemente do contexto, mas crianças superdotadas tendem a exibir padrões comportamentais que são amplamente limitados ou eliminados quando em contato com outras crianças superdotadas.

Ajuste ao Diagnóstico

Os critérios de diagnóstico para muitos transtornos comportamentais apresentam comportamentos que podem ser confundidos com características comuns de pessoas superdotadas, como intensidade emocional, sensibilidade aumentada e reações exageradas a estímulos. É fundamental avaliar cuidadosamente esses comportamentos são indicativos de superdotação ou de um transtorno clínico específico.

Implicações para Diagnóstico e Tratamento

As crianças superdotadas muitas vezes são referidas para avaliação clínica devido a problemas comportamentais, e não por seu potencial intelectual. Isso ocorre porque comportamentos comuns em superdotados, como intensa curiosidade, necessidade de experimentar e explorar, ou comportamento fora do esperado para a idade, podem ser interpretados como sintomas de transtornos como TDAH ou transtorno opositor-desafiador. Uma avaliação adequada deve considerar se esses comportamentos são situacionais e influenciados pelo ambiente.

Orientações para Profissionais e Pais

Para entender se os comportamentos são causados ​​pela superdotação, é fundamental que pessoas e pais observem se esses comportamentos ocorrem em todas as situações ou apenas em contextos específicos. Por exemplo, comportamentos problemáticos de atenção em crianças superdotadas frequentemente desaparecem quando estão em ambientes desafiadores ou quando interagem com outras crianças superdotadas. Esta manifestação não ocorre com crianças que possuem TDAH, onde os comportamentos são mais consistentes em diferentes contextos

 Exemplos de Problemas Comuns Apresentados por Crianças Superdotadas

  1. Alta atividade e impulsividade, que podem ser confundidas com TDAH.
  2. Intensa sensibilidade emocional, levando a suposições de depressão.
  3. Comportamento controlador ou questionador, que pode ser visto como desobediência.
  4. Alto grau de perfeição

Sinais Comuns e Problemas Relacionados

Muitos dos comportamentos apresentados por crianças superdotadas acabam fazendo com que pais ou educadores procurem ajuda clínica, pois esses comportamentos são frequentemente confundidos com sinais de transtornos. Por

  • Alta atividade e controle de impulsos reduzidos : Frequentemente confundido com TDAH,
  • Emoções intensas : Crianças superdo
  • Dificuldades em completar tarefas mundanas : Um com
  • Sensibilidade e perfeccionismo : Crianças superdotadas
     

Considerações para Diagnóstico e Avaliação

Para diagnosticar corretamente, é crucial que os profissionais observem se os problemas comportamentais são consistentes em diferentes contextos. Crianças com transtornos clínicos apresentam sintomas em ambientes, como escola e casa, enquanto crianças superdotadas podem apresentar comportamentos problemáticos em diversos contextos.  As dificuldades em seguir regras, muitas vezes associadas ao TDAH, também podem ser vistas em crianças superdotadas, mas por motivos diferentes. As crianças tendem a questionar regras e tradições desde cedo, mostrando uma intensidade que muitas vezes resulta em conflitos com figuras de autoridade. Isso pode ser confortável para pais, professores e colegas. O nível de comprometimento que esses comportamentos causam é crucial para decisões de diagnóstico e tratamento. No entanto, é uma avaliação subjetiva altamente relacionada à situação da criança, seja na escola ou em casa. Por exemplo, o que pode ser visto como uma incapacidade de focar na sala de aula pode, na realidade, ser resultado de tédio em crianças. Crianças superdotadas geralmente apresentam bom desempenho quando interessadas em uma tarefa ou devidamente motivadas. Falta de interesse ou motivação pode levar a resultados imprecisos em testes de atenção, assim como em avaliações subjetivas, como listas de comportamento preenchidas por pais ou professores. 

Diagnósticos Duplos

Em alguns casos, a superdotação e um transtorno coexistem, exigindo uma abordagem diferenciada para o diagnóstico e o tratamento.

Nossa clinica de Neuropsicologia esta localizada no centro de Florianópolis, tendo um especialista registrado no Conselho Federal e Psicologia, nas áreas de Avaliação Neuropsicológica e Neuropsicologia, além de especialista em Autismo pela PUC-PR, bem como Mestrando em Neurociências pela UFSC, sendo pesquisador de potenciais marcadores biológicos do TEA em adultos. 
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Referência Bibliográfica

WEBB, James T.; AMEND, Edward R.; BELJAN, Paul; GOERSS, Jean; OLECHNAK, F. Richard; WEBB, Nadia E. Diagnósticos incorretos e diagnósticos duplos de crianças e adultos superdotados: TDAH, transtorno bipolar, TOC, síndrome de Asperger, depressão e outros transtornos . Great Potential Press, 2005; 2012.

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