Transtorno Esquizoafetivo: o que é, sintomas e tratamento

Conforme DSM V (2010, p.), o diagnóstico de transtorno esquizoafetivo baseia-se em uma avaliação de um período ininterrupto da doença durante o qual o indivíduo continua a exibir sintomas ativos ou residuais da doença psicótica.

Embora não necessariamente, o diagnóstico costuma ser feito durante o período da doença psicótica.

Abaixo são listados os critérios diagnósticos, conforme DSM V (2010):

1. Um período ininterrupto de doença durante o qual há um episódio depressivo maior ou maníaco concomitante com o Critério A da esquizofrenia.
    Nota: O episódio depressivo maior deve incluir o Critério A1: humor deprimido.
  2. Delírios ou alucinações por duas semanas ou mais na ausência de episódio depressivo maior ou maníaco durante a duração da doença ao longo da vida.
  3.  Os sintomas que satisfazem os critérios para um episódio de humor estão presentes na maior parte da duração total das fases ativa e residual da doença.
  4.  A perturbação não pode ser atribuída aos efeitos de uma substância (p. ex., droga, abuso de medicamento) ou a outra condição médica. I Determinar o subtipo:
    295.70 (F25.0) Tipo bipolar: Esse subtipo aplica-se se um episódio maníaco fizer parte da apresentação. Podem também ocorrer episódios depressivos maiores.

295.70 (F25.1) Tipo dépressivo: Esse subtipo aplica-se se somente episódios depressivos maiores fizerem parte da apresentação.

Referência Bibliográfica

DSM 5. Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª Edição. Lisboa: Climepsi Editores. Baldwin, R.C. (2010).

Você tem passado por situações ou sentimentos semelhantes ?

Agende uma consulta com um dos psicólogos da nossa Clínica de Psicologia para mais informações.

Nossa Clínica de Psicologia está convenientemente localizada no Centro de Joinville e Florianópolis, com horários de atendimento das 08h às 22h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 08h às 12h. Para agendar sua consulta com um psicólogo ou psicóloga, você pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp no número 48 99947-3675 ou ligar para o nosso telefone comercial 48 3036-0955. Oferecemos psicoterapia para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Estamos à disposição para auxiliar no seu bem-estar psicológico.